Diversão, Cultura, Ciência e Tecnologia a serviço da Educação

 
 
 
 

Observatório COSMOS e seu Projeto Astronomia na Escola é destaque no Globo Educação:

26/05/2012 06h18 - Atualizado em 26/05/2012 06h18
Ver fenômenos na prática contribui para estimular o gosto pelas ciências
Projetos como Astronomia na Escola, realizado no Sul, e Cientistas do Amanhã, no Rio de Janeiro, despertam o interesse das crianças

É possível despertar o interesse das crianças pelas ciências? Sim, oferecendo oportunidades para que elas possam ver os fenômenos na prática, afinal, ficar só ouvindo o professor falar não é muito atraente para a maioria dos alunos. No Rio Grande do Sul, muitos estudantes estão aprendendo brincando com o projeto Astronomia na Escola, realizado desde 2003 pelo Observatório Itinerante Bioastronômico Cosmos.

A equipe do projeto vai até às instituições de ensino e encanta os jovens com atividades diversas, como exposições, cinema espacial, oficinas de astronomia e lançamento de foguetes de água feitos com garrafas pet. De acordo com o professor Hernán Mosttajo, o projeto começou pequeno, atendendo apenas cinco ou seis municípios, mas o sucesso foi tão grande que atualmente o Astronomia na Escola marca presença em 97 municípios e já recebe pedidos de colégios de outros estados.

“Adquirimos um acervo grande, cheio de itens que despertam o interesse das crianças, como telescópios, rochas meteóricas e trajes da Nasa. Fazemos palestras lúdicas e temos até fantoches de cientistas. O aluno aprende mais e melhor quando consegue enxergar os processos, quando pega um telescópio na mão – em muitos museus ele não pode sequer tocar nos objetos”, diz.

O observatório, que é itinerante, ganhará em breve uma sede fixa na cidade de Itaara, no Rio Grande do Sul. “Temos um acervo de museu e agora estamos finalizando a construção do observatório fixo com cúpula astronômica eletrônica, o único do interior do estado. Escolhemos Itaara porque é uma cidade pequena, sem poluição visual, localizada no alto de uma serra a 440 metros do nível do mar – condições ideais para observar o céu”, revela Mosttajo.

Saiba mais em: Astronomia na Escola

Para agendar o Projeto em sua Escola ou Município: (55) 3223.6215 ou [email protected]

 

voltar

 
     
 

Observatório BioAstronômico COSMOS
Itaara / RS / Brasil
(55) 3223.6215

[email protected]

site hospedado em: