Diversão, Cultura, Ciência e Tecnologia a serviço da Educação

 
 
 
 

EXPO Ciências do Espaço & da Terra

Exposição itinerante com banners temáticos e acervo museal que proporciona uma fantástica viagem rumo ao conhecimento científico: das profundezas do núcleo da Terra à vastidão do Espaço Sideral

s

Conheça a Mega exposição temática do Museu e Observatório itinerante COSMOS que atende Escolas e aos Municípios por ocasião de suas semanas de aniversário, exposições industriais e comerciais, feiras do livro, etc.

EXPOSIÇÕES TEMÁTICAS:

CIÊNCIAS DO ESPAÇO

CIÊNCIAS DO ESPAÇO

Universo: do Big Bang ao estágio atual

Satélites, Lixo Espacial, Sondas Meteorológicas, Meteoritos e Tecido Espacial

Conquista do Homem na Lua

2006 Brasil no Espaço

Marte e Lua

Telescópios e Lançadores de Foguetes D'água

Veja mais em: galeria de fotos

DESCRIÇÃO DO ACERVO CIÊNCIAS DO ESPAÇO

Compreende um banner temático com 5m de comprimento e 1.30 de altura contando o histórico da formação e evolução do Universo desde seus primórdios até o estágio atual.

Compreende um banner temático com 5m de comprimento e 1.30 de altura e acervo museal espacial: fragmento de Satélite - NASA, conjunto de 3 Sondas Espaciais Meteorológicas - NASA, conjunto de meteoritos: rochosos, ferrosos e rochosos/ferrosos e tecido espacial kevlar usado na confecção dos trajes espaciais dos astronautas.

Compreende um banner temático com 4m comprimento que homenageia o Primeiro Astronauta Brasileiro - Tenente Coronel Marcos Pontes e compreende acervo museal espacial: Traje Espacial (modelo FM-73) de treinamento para a Estação Internacional Espacial (ISS), confeccionado pela mesma empresa fornecedora da Agência Espacial Brasileira.

Compreende um banner temático com 5m de comprimento com Histórico completo da Formação da Lua, a chegada do Homem na Lua em 1969 e acervo museal documental: livros com o tema a Conquista da Lua, Jornais, discos de vinil, globo Lunar e o odor característico da Lua.

Compreende um banner temático com 3m de comprimento com histórico de dois fragmentos meteóricos, um da superfície da Lua e outro da superfície de Marte.

Compreende dois banners temáticos com 3m de comprimento que apresentam os telescópios Newtonianos, Planetas do sistema Solar( infláveis)e fantoches de Cientistas famosos ; e outro banner que apresenta os foguetes d'água e a descrição da 3° Lei de Newton.

 

CIÊNCIAS DA TERRA

 

CIÊNCIAS DA TERRA

Evolução da Vida

Dinossauros do RS

Evolução Humana

Sítio Paleontológico

Biosfera

 

 

Veja mais em: galeria de fotos

DESCRIÇÃO DO ACERVO CIÊNCIAS DA TERRA

Compreende um banner temático com 5m comprimento e acervo museal: maquete ilustrativa didática com as Eras e Períodos Geológicos fauna e flora correspondente a cada etapa da Evolução da vida no Planeta, e mais 3 globos ilustrativos da formação e evolução do Planeta Terra.

Compreende um banner temático com 2m de comprimento com a representação científica da Era Mesozóica - Período Triássico - RS e acervo museal inédito: configuração científica em escala 1:1 de um dos dinossauros mais antigos do Planeta Terra - Pampadromeus barberenai encontrado na Região Central do RS no ano de 2006 pelo Paleontólogo DR. Sérgio Furtado Cabreira - ULBRA - RS.

Compreende um banner temático com a representação científica ilustrativa de diversos Períodos evolutivos do Planeta Terra e acervo museal inédito: representações científicas de seres multicelulares com 600 milhões de anos, insetos marinhos Trilobites com 500 milhões de anos, peixe primitivo com 480 milhões de anos, Réptil Mesossaurídeo com 250 milhões de anos, dente do Tyranossaurus Rex com 140 milhões de anos, dente de Tubarão Gigante com 30 milhões de anos, dente da Preguiça Gigante com 1,6 milhões de anos, dente do Tigre dente de Sabre com 1,6 milhões de anos, entre outros.

Compreende um banner temático com a representação científica da Evolução Humana e acervo museal inédito(réplicas): Réplica Científica da Lucy - fóssil de 3,5 milhões de anos,Crânio do Homo habilis , Crânio de Homo Erectus , Crânio do Australopithecus Afarensis com 3,5 milhões de anos, Réplica Científica do Australopithecus Africanus com 2,5 milhões de anos.

Compreende um banner temático com a representação científica de dinossauros e acervo museal Paleontológico: fragmentos fósseis do Período Triássico do RS tais como coluna vertebral, úmero, costelas, coprólitos (cocô), peixes fossilizados, troncos vegetais fossilizados, instrumentação utilizada nas coletas de fósseis tais como: lupas, martelinhos, microscópios; e ainda réplicas científicas de crânios de dinossauros: Hererrasaurus, Velociraptor, etc.

 

REQUISITOS BÁSICOS PARA A EXPOSIÇÃO:

 

Local da Exposição: Área fechada para acomodar as estruturas expositivas que perfazem um total de 55 metros lineares e com espaço livre e apropriado para visitação.

É necessário vedar as janelas e ou aberturas para melhor projeção na tela.

Área Externa: Se faz necessário uma área externa para lançamentos de foguetes dágua e observações astronômicas (opcionais), tais como estacionamento, quadra não coberta, etc.

Material a ser disponibilizado: Projetor de qualidade, tela de projeção e sistema de som compatíveis com o tamanho do local e a quantidade de público participante. 2 microfones sem fio ou de lapela, cabo de som compatível com notebook.

45 mesas e ou equivalentes, todas do mesmo tamanho: altura e largura, e duas cadeiras.

Segurança: 24 horas por dia.

Energia: rede elétrica com 3 pontos de 220w.

Limpeza: Pessoal encarregado da limpeza durante os intervalos de exposição, e 3 cestos de lixo.

Cronograma: definição dos horários de abertura e encerramento - Agendamentos das escolas em horários específicos.

ATIVIDADES OPCIONAIS:

PALESTRA SHOW DE CIÊNCIA:
(duas sessões para os diferentes níveis escolares)
Big Bang - Origem e Evolução do Universo,
Composição, estruturação e dinâmica do Cosmos - Átomos,
Constituição das Estrelas: Evolução estelar, origem dos elementos químicos,
Sistema Solar, Sol e Planetas: Composição, dinâmica, estruturas e características,
Planetas Extrasolares, Vida no Universo, abordagem bioquímica da Vida, Origem e Evolução da Vida no Universo,
Formação do Planeta Terra, Eras e Períodos Geológicos,
Origem e Evolução da Vida, Passo a passo evolutivo - Fauna e Flora
Especial Paleontologia - A História dos Répteis e Dinossauros do RS
Especial Arqueologia - A História da Evolução Humana "de Lucy à Luzia"

Lançamento de Foguetes d'água: atividade diurna em área externa

Observações Astronômicas: atividade noturna em área externa

Cinema Espacial: atividade diurna em área coberta e com infrasestrutura

Agendamentos: (55) 3222.7669 - [email protected]

voltar